quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sequência Didática - Hotel Huanda

Tema: estudo do filme “Hotel Ruanda”


Público alvo: alunos do 2º ano do Ensino Médio

Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática

Tempo de duração: um bimestre



Objetivos:



- conhecer o contexto histórico relativo ao conflito armado em Ruanda (1994) e suas implicações no continente africano;

- estudar aspectos da Geografia Física e Político-econômica;

- explorar os elementos da narrativa na linguagem cinematográfica;

- estudar os conceitos de etnia, raça, discriminação, intolerância, preconceito e racismo;

- ler e produzir textos pertencentes a diferentes gêneros textuais: dissertação, relatório, entrevista e síntese;

- estimular a investigação científica do aluno;

- trabalhar as novas tecnologias, no caso com o acesso à Internet.



Avaliação:



- contínua: baseada em todas as atividades realizadas durante esse trabalho, bem como o envolvimento do aluno no mesmo.



Estratégias:



- fazer uma investigação junto aos alunos a respeito do que conhecem sobre Ruanda, África, o conflito armado no país;

- levar os alunos à sala de informática da escola para pesquisa e seleção de informações (postagem das mesmas no blog da classe realizadas em grupos de 4 a 5 alunos);

- assistir ao filme integralmente;

- discutir, fazer esclarecimentos nas aulas das disciplinas envolvidas (cada professor trabalha o que for relevante, específico de cada disciplina);

- postar os comentários dos grupos a respeito do filme e das discussões no blog da classe);

- realizar tarefas em grupos, em sala de aula (no caso das aulas de Língua Portuguesa, questões de interpretação sobre o enredo, questões de caráter opinativo);

- trabalhar os conceitos de raça, etnia, preconceito, etc;

- preparar um roteiro de entrevista junto aos alunos para que entrevistem a comunidade a respeito de ocorrências de discriminação;

- redigir relatório em grupos informando o número de pessoas entrevistadas, discriminando o sexo e a idade, que tipo de discriminação sofreram e em que circunstâncias e postá-lo no blog;

- levar os alunos à sala de informática para a postagem de comentários após a leitura dos relatórios;

- fazer gráficos com os resultados das entrevistas e postá-los no blog;

- ler a crônica “Preto e Branco” de Fernando Sabino, realizando atividades de interpretação de texto;

- ler dois depoimentos sobre racismo no Brasil: um do economista Jarbas Passarinho e outro da atriz Zezé Motta (opiniões opostas);

- propor um comentário ou dissertação abordando esses textos, em que o aluno expresse o seu ponto de vista;

- postar esses textos no blog para futuros comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você visitou o meu blog! Fico feliz!